Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções:
a) Deu a
todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, para deitarem
para o chão e para pisarem. Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível,
mas não rasgá-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor
para amachucarem a folha, tanto quanto possível.
b) A seguir a
professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado,
para não rasgarem a mesma. Deviam endireitar a folha o mais possível, com
muito cuidado. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a folha deles
estava suja e cheia de marcas.
c) Depois
pediu para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o
endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para
alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos
estavam bem marcados!
d) A
professora pediu que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E
chamou a atenção deles para o facto destas marcas NUNCA mais desaparecerem,
mesmo que tentassem repará-las.
RESUMINDO E CONCLUINDO:
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”.
Podes dizer “Desculpa!”…
Podes tentar mostrar o teu arrependimento…
mas as marcas, essas, ficam para sempre!
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
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